Centro de Atividades Ocupacionais

Consideram-se Centros de Actividades Ocupacionais as estruturas destinadas a desenvolver actividades para jovens e adultos com deficiência grave e profunda" (Diário da Republica - II Série,nº162-16-7-1990;capitulo I, artigo 2º ).
As pessoas com deficiência não constituem grupos homogéneos pelo que exigem a definição de respostas específicas que vão ao encontro das suas necessidades, diferenciadas e identificáveis.
Intimamente ligado à deficiência surge a Reabilitação, como um processo global e contínuo destinado a atenuar e/ou conservar a deficiência em si, a desenvolver e/ou a restabelecer as aptidões e capacidades de cada indivíduo em particular, tendo em consideração as sua características pessoais (nomeadamente áreas fortes e fracas), interesses e motivações, assim como a realidade da comunidade em que se insere.
A politica de Reabilitação obedece aos princípios da Universalidade, da Globalidade, da Integração, da Coordenação, da Igualdade de Oportunidades, da Participação, da Informação e da Solidariedade.
É nesta linha de acção e segundo estes princípios que procuramos dinamizar diariamente o nosso Centro de Actividades Ocupacionais proporcionando aos utentes e respectivas famílias o melhor bem estar possível.

Orgânica interna:

Dada a heterogeneidade da  população que frequentam o Centro de Actividades Ocupacionais e procurando garantir o melhor apoio possível a cada utente em particular, considerou-se necessário constituir dois grupos distintos tendo em consideração os critérios tipos de deficiência e grau de deficiência.

Destinatários:

Jovens com deficiência mental moderada e outras associadas;
Jovens com deficiência profunda;

 

Sala de Snozelen:

A sala de Snoezelen é uma sala de Estimulação Global permitindo os seus utilizadores beneficiarem de uma experiência multisensorial.
Pelas suas características, em termos materiais e de dinâmica organizacional, permite atingir objectivos de intervenção pedagógicos - terapêuticos de um modo mais espontâneo e natural, comparativamente com os ambientes subjectivos aos gabinetes comuns.

Objectivos:

Promover o desenvolvimento do sistema vestibular, proprioceptívo e cinestésico;
Estimular a percepção auditiva, visual e táctil;
Promover o relaxamento psicomotor.

Destinatários:
Todas as pessoas poderão usufruir dos benefícios de sala de Snoezelen ao nível de relaxamento, no entanto, destina-se essencialmente a pessoas com deficiência.

 

Objectivos Gerais
Promover a Socialização
Desenvolver Competências Pessoais e Sociais ;
Desenvolver Autonomias;
Estimular Potencialidades de Motricidade Global;
Estimular Potencialidades de Motricidades Fina;
Estimular Potencialidades Cognitivas;
Estimular Capacidades Sensoriais;
Estimular Competências de Pré-Profissionalização

Actividades Contempladas:

Actividade Motora Adaptada;
Estimulação Global;
Hidroterapia (Modalidade de Reabilitação na Água )
Música
Trabalhos Manuais
Culinária
Treino de Actividades da Vida Diária
Pintura
Reciclagem de Papel
Cerâmica

Galeria de fotos

© 2017, Centro Social Bairro

Inicio | Sugestões | Mapa do Site | Contactos

Rua da Infancia, Nº199:::4765-016 Bairro
Telefone: 252900730:::Fax:252900739
Endereço Eletrónico:geral@centrosocialbairro.com